Quinta-feira, 17 de Julho de 2008

Cortense de Gema 07.08

 

 

 

 
 
---São João---
A tradição foi cumprida. As marchas, o mastro, as fogueiras de pinhas, os cantares, as danças… Foi de 23 para 24 de Junho. O largo da Eira, em meia hora transformou-se na sala de visitas mais tradicional da região, em plena noite de São João. Nem a sardinha a pingar no pão faltou… até o vinho feito nos “Sapateiros” marcou presença…
Foi… Foi… Foi LIIIIIINDOOO.

 

 

 

 
---Obras na Fonte do Casal---
Foi concluída a segunda fase da remodelação da FONTE DO CASAL. Esta obra foi promovida pela Comissão de Melhoramentos e executada com base num projecto do arqº Fernando Dores Pereira, oriundo de Cortes, e em parte, ocupa um espaço gentilmente oferecido pelo Sr. António Mendes da Silva, viúvo da saudosa Maria da Encarnação (Maria do Casal) e ex-emigrantes em França.
Cortes fica com mais um espaço para bem receber quem nos visita.
A obra será inaugurada no dia 30 de Agosto de 2008 pelas 15 horas e lembrará a Comissão de Festas de 2006 que contribuiu com uma boa fatia das despesas totais.
 
 
 
--Floresta e ZIF Sul-Poente da freguesia de Alvares---
No próximo dia 23 de Agosto de 2008, pelas 15 horas, realizar-se-á mais uma sessão de esclarecimento com a presença de uma técnica da Associação florestal de Góis que estará ao dispor de todos os interessados em conhecer o problema do pinheiro e as obrigações dos “agentes económicos” no seu abate e respectivo transporte.
A mesma técnica está preparada para falar sobre as ZIFs e aceitar, para quem o quiser fazer, as respectivas inscrições.
 
---Polidesportivo---
Quando este artigo for publicado já devem ter começado as obras do Polidesportivo, como nos foi prometido pelo Sr. Dr. Vítor Duarte, chefe do gabinete de apoio ao Sr. Presidente da Câmara de Góis e Presidente da Junta de Freguesia de Alvares.
As obras deverão estar concluídas no prazo de cinco a seis semanas, segundo palavras do mesmo Dr. Vítor Duarte, mesmo a tempo da festa de S. João Batista.
A ver vamos…
 
---Festa Anual---
Cortes ainda vai tendo gente para levar por diante a árdua tarefa de programar e executar um programa que reúna novos e menos novos à volta de causas em comum: Encontro, Convívio, Cultura, Recreio e Tradição.
Peço a todos que na medida das suas possibilidades colaborem financeira ou materialmente com os elementos da Comissão de Festas.
Este ano, O programa tem algumas novidades:
--dia 29 de Agosto – Sexta-Feira
Aparelhagem Capersom de Castanheira de Pêra, Inscrições para os Jogos tradicionais e Campeonato de Sueca, Missa em honra de S. Cristóvão seguida de Procissão e baile com a presença do grupo musical CLAVE.
--dia 30 de Agosto – Sábado
Arruadas com Bombos e Acordeões, Jogos tradicionais, Garraiada, baile com os SECA ADEGAS e pela meia-noite o extraordinário Grupo musical DIAPASÃO.
--dia 31 de Agosto – Domingo
Arruada da Banda Filarmónica de Góis, Missa e Procissão, leilão de Fogaças, Concerto da Filarmónica, actuação do Rancho Folclórico dos AMIEIROS, e baile com o Grupo 6 DE PORTUGAL.
--dia 1 de Setembro – Segunda – feira
Finais dos Jogos tradicionais, convívio entre Grupos Onomásticos, entrega de prémios e encerramento com o grupo SELECÇÃO B.
 
Sendo um programa com algumas pretensões de inovação é fundamentalmente um programa destinado ao convívio e recreio entre amigos e famílias.
Cortes espera por todos…
 
---Atelier na Casa da Comissão---
Na primeira e quarta semanas de Agosto vai estar uma directora disponível entre as 15 e as 18 horas para receber participantes num atelier de bordados e afins, cujos trabalhos serão expostos na semana da festa e na próxima edição da Jornada Cultura da Freguesia de Alvares a realizar em Cortes. Mais uma iniciativa que esperamos venha a ter a maior das participações. O “Bordar” é também uma tradição em Cortes… 
 
---Memórias do Antigamente---
Cortes terá, dentro em breve, o seu primeiro livro, que lhe será inteiramente dedicado e registará para sempre, curiosidades como a sua origem toponímica, usos e costumes, tradições e o que mais se verá… com muitas fotografias!
A Comissão de Melhoramentos está com o seu autor desde a primeira hora e vai apoiar a edição deste trabalho.
Está já em Revisão e após a paginação e impressão ele aí estará, à disposição de todos…
Ah! E já agora… estejam atentos à data do seu lançamento pois queremos que seja mais um marco histórico na vida da nossa aldeia.
 
 
                                       João Reis Antão, 15-07-2008
 

 

 

 

 

 

 

 

CORTENSE DE GEMA
publicado por cmcortes às 00:29

link do post | comentar | favorito
|
10 comentários:
De António M.R.Martins a 17 de Julho de 2008 às 17:02
Parabéns pela iniciativa. Força!!
Votos de melhor trabalho e de felicidades.
Um abraço amigo
De cmcortes a 22 de Julho de 2008 às 01:55
`´E com a vossa força e presença que vamos querer continuar com mais força...
Abraço
Jreis Antao
De alda silva a 19 de Julho de 2008 às 23:56
muito bem é bom ver que ja temos um blog hehehehe força em frente é ke é o caminho parabens pela iniciativa
De cmcortes a 22 de Julho de 2008 às 01:58
Olá Alda, Viva!
Gostava de ter os vossos mails para reexpedir algumas circulares...
Obrigado pelo apoio...
Jreis antão
De Zé das Minis a 21 de Julho de 2008 às 19:30
EU VOU! DESDE QUE HAJA "MINES" O VALENTIM ABERTOE E A BARRAQUINHA DA SAGRES. JÁ AGORA VOU LEVAR O MEU EQUIPAMENTO PARA O NOVO CAMPO CORTES FUTEBOL CLUBE.

BOM TRABALHO!
De cmcortes a 22 de Julho de 2008 às 01:54
Grande Zé! Esperamos por ti... Manda uma msg para o nosso mail : cmcortes@sapo.pt para poderes receber mais informação de forma contínua e eventualmente participares em algumas iniciativas como por exemplo no futebol a praticar no novo campo que começará a ser construido amanhã dia 23.07.2008 Abraço! Jreis Antão
De Ricardo Reis a 22 de Julho de 2008 às 12:36
INICIATIVA
Quero antes de mais aplaudir e agradecer esta iniciativa do Presidente da nossa comissão de melhoramentos, que tende a aproximar ainda mais todos os cortenses e os amigos de Cortes. Além disso, é também um local onde poderemos estar sempre a par das últimas da nossa aldeia.
Este é efectivamente um grande melhoramento que Cortes já merecia.

FESTA S. JOÃO BAPTISTA 2008
É bom saber que as tradições se vão mantendo ano após ano, com maior ou menor dificuldade. Mas agrada-me ainda mais que este ano, a tradição seja feita de uma forma inovadora. Quem for este ano à festa de Cortes será certamente surpreendido com actividades não muito normais nesta zona do país, mas que certamente enriquecerão de sobremaneira a agenda festiva. Serão certamente inovações como estas que não deixarão "morrer" a alma cortense relativamente às suas festas anuais.
De cmcortes a 22 de Julho de 2008 às 23:14
Venham as palavras de quem vierem sabem sempre bem, mas quando somos reconhecidos pelos nossos familiares... Este é um bom exemplo para muitos dos que nos lêem... Juro que não combinámos...
Obrigado... estamos a trabalhar para que a participação de todos seja mais próxima.
Jreis
De Ricardo António a 1 de Setembro de 2008 às 02:30
Como membro da comissão de Festas em Honrra de S. João Batista 2008, permitiu-me ver esta festa / selebração de uma perspectiva diferente, Nomeadamente a organica / organização de uma festa. O dia-a-dia a trabalhar com o grupo, o acumular / expressar de emoções de todos os elementos, o empenho de cada um para trabalhar em equipa de modo a efectuarmos uma festa digna em honra do nosso Padroeiro S. João Batista e presentearmos o povo de Cortes de Alvares.
Agora sei o que é ser mordomo de uma festa, pois pertenci a esta equipa / comissão de festas.
Para mim foram apenas 2 dias, 2 dias que me ficaram guardados na memória, pois foi com enorme tristeza que saí da festa, na qual não contive a emoção.
Quero agradecer a todos os elementos desta comissão de festas, bem como as cozinheiras que prestaram serviço nestes dias, todo o apoio, colaboração e compreensão prestados, momentos de alegria e hambiente familiar.
Queiram desculpar se algo não correu da melhor maneira. A todos vos um bem haja.
De ANTÓNIO LOPES a 22 de Fevereiro de 2010 às 19:45
SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS DE 2010: LUCAS & MATHEUS,
LÉO & LEANDRO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E BANDA CORAÇÃO SERTANEJO.
Consultem os sites: www.lucasematheus.com, www.leoeleandro.com.pt e
www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 913729192 / 960195669 /
224041482 / e-mail: antonio.alproducoes@gmail.com. Se solicitado enviaremos as respectivas tabelas de preços. Muito agradeço o favor
de acusarem a recepção deste texto e de o direcionarem para o respetivo pelouro, obrigado. Cumprimentos.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Assembleia Geral e Homena...

. inauguração da eletricida...

. 81º aniversário e resulta...

. Foz de Mega - mato

. MANUEL AMARO

. CONVOCATORIA

. BELMIM MATEUS FOLGOSA

. SELADA

. CORTES DE ALVARES - r...

. ADIBER

.arquivos

. Outubro 2012

. Dezembro 2011

. Setembro 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

blogs SAPO

.subscrever feeds